OQUE SÃO EMULADORES?

Emuladores são programas criado para transcrever instruções de um computador ou video game para o sistema em que ele está rodando. Desta maneira é possível por exemplo rodar um jogo de Playstation no PC.
Como existem muitos emuladores e muitos sistemas que são emulados acaba sendo confuso achar um bom emulador, por isso eu resolvi fazer uma lista dos principais emuladores que rodam em PC com Windows. Nesta lista você não encontrará todos os emuladores, mas sim os principais, e o mais importante: os que realmente funcionam.

O QUE É NECESSÁRIO PARA EU EMULAR?

Especificamente é necessario utilizar um programa de emulação correspondente ao console que quer jogar, por exemplo, vamos jogar um jogo do sonic, correspondente necessitamos de um emulador  de mega drive / genesis, e assim por diante.

 

O que são ROMS / ISOS?

Se um emulador serve para “emular” um sistema, este sistema precisará de um programa ou jogo para rodar, se não de pouco adiantaria. Por exemplo um emulador de Playstation (o PS1), é capaz de rodar a “bios” do sistema, que nada mais é que a alma do console, aquela que aparecia quando o console era ligado sem nenhum jogo dentro.

 

Portanto se você pretende usar um emulador para seu fim principal, precisará da Rom, que na verdade é uma “imagem” digital daquilo que há 15 ou 20 anos era um cartucho ou CD. Os emuladores de consoles com CD são todos capazes de rodar os próprios CDs originais da época, através do drive de CD de seu computador ou notebook. Nos demais dispositivos (como celulares e tablets), para rodar basta criar uma ISO – imagem de CD ou DVD, para rodar normalmente o jogo.